domingo, 2 de maio de 2010

O Caminho Quádruplo



Os quatro princípios a seguir, cada um baseado em um arquétipo, compõem o que Angeles Arrien chama de Caminho Quádruplo.

"1. Mostrar-se ou optar por estar presente. O estar presente nos permite ter acesso aos recursos humanos do poder, presença e comunicação. Este é o caminho do Guerreiro.

2. Prestar atenção ao que tem coração e significado. Prestar atenção abre-nos para os recursos humanos do amor, gratidão, respeito e valorização. Este é o camiho do Curador.

3. Dizer a verdade, sem culpar nem julgar. a verdade que não julga mantém nossa autenticidade e desenvolve nossa visão e intuição interiores. Este é o caminho do Visionário.

4. Estar aberto para os resultados, não preso aos resultados. A abertura e o desapego nos ajudam a recobrar os recursos humanos da sabedoria e da objetividade. Este é o caminho do Mestre.


 Expressamos o caminho do Guerreiro pela nossa capacidade de liderança.





   Expressamos o caminho do Curador por nossas atitudes preocupados em manter  nossa própria saúde e a do nosso meio ambiente.






Expressamos o caminho do Visionário através da nossa criatividade pessoal e de nossa capacidade de trazer ao mundo nossos ideais e visões de vida.







Expressamos o caminho do Mestre pela nossa capacidade de comunicação e conhecimentos construtivos.





Em muitas tradições xamânicas, saúde ótima é considerada a manifestação equilibrada de todos os arquétipos. Os povos indígenas consideram de vital importância estar equilibrado nas quatro áreas: liderança, cura, capacidades visionárias e ensino. Para muitas pessoas, no entanto, esse equilíbrio está longe da realidade. A maioria dentre nós tende a supervalorizar um área enquanto deixam subdesenvolvidas as demais. Pare um instante e avalie seu próprio equilíbrio. Você se considera um Guerreiro, um Curador, um Visionário ou um Mestre?"........................



VALE A PENA EMBARCAR NO CAMINHO QUÁDRUPLO.

O livro de Angeles Arrien, "O Caminho Quádruplo", pode te ajudar.

2 comentários: